E-COMMERCE OU LOJA VIRTUAL 9 PASSOS PARA CRIAR A SUA

E-COMMERCE OU LOJA VIRTUAL 9 PASSOS PARA CRIAR A SUA

Com a internet cada vez mais presente na vida de todos, o mundo virtual tornou-se fundamental para os negócios. Desta forma, quem trabalha com vendas e ainda não descobriu isso está muito atrasado. Aqui você encontrará o que precisa para desenvolver seu e-commerce ou loja virtual.

Pra isso, São necessários 9 passos para criar um e-commerce e assim poderá alavancar seus negócios e vendas. Afinal, seu novo negócio servirá para expandir para fronteiras bem mais distantes abrindo novas possibilidades.

Ao mesmo tempo, seu e-commerce ou loja virtual atrairá consumidores exigentes e ávidos por saciar expectativas. Mas também é importante ter em mente que o fato de criar uma loja virtual não será garantia de sucesso. assim, alguns detalhes serão importantes.

Enfim, As Pessoas na internet estão a procura de experiência de compra que ofereçam qualidade. Eles procuram encontrar uma loja virtual de fácil navegação com um layout bonito e amigável. Desta forma, todas as transações comerciais serão realizadas de forma rápida e segura.

Desta forma, Tenha sempre produtos de qualidade que atendam 100% das expectativas e devem ser entregues em suas residências de forma rápida e sigilosa.

Assim, o e-commerce que não oferecer essas condições correrá o risco de ser trocado pelo concorrente, isso porque ele está a poucos cliques de distância. Por isso, saber como atender essas condições é fundamental e assim, a sua loja online irá oferecer aos clientes um ambiente amigável, confiável e encantador.

Confira quais são os 9 passos essenciais para criar uma loja virtual.

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1. Planeje seu negócio

Planejar seu negócio será a garantia do sucesso. Fazer um bom planejamento é tarefa obrigatória. Então, o primeiro passo a ser dado será a definição do capital inicial. É muito importante fazer um levantamento detalhado dos gastos necessários para colocar seu e-commerce ou loja virtual funcionando.

Portanto, é importante se fazer a seguinte pergunta, quanto tenho para investir na criação do meu e-commerce? Em seguida o divida por 12. Assim poderá saberá o quanto dispões mês a mês para manter seu negócio rodando sem contratempo e sustos que possam provocar insatisfações em seus clientes.

Logo, a próxima etapa do processo será alocar todas as despesas dentro do estipulado para os 12 meses do ano. Essa atitude permitirá levar em conta todas as despesas fixas que sua loja virtual irá exigir. Isso demandará um grande e profundo estudo.

Igualmente importante, será fazer considerações para economizar recursos financeiros e continuar se fazer outras perguntas importantes do tipo. É possível alocar um espaço em sua casa para desenvolver seu projeto?

Do mesmo modo, se a resposta a essa pergunta for sim irá possibilitar Iniciar a sua loja virtual em sua própria residência. Assim você logo de início poderá economizará um bom dinheiro com contas como água, luz, condomínio.

2. Seguimento ou Nicho

Chegamos a mais uma decisão importante. Em qual seguimento seu e-commerce ou loja virtual irá atuar? Vestuário, eletrônicos, cursos, viagens, veículos, peças para veículos, motocicletas, peças para motocicletas, alimentos, medicamentos, produtos odontológicos entre tantos outras possibilidades.

Frequentemente, é neste momento que recomendo fortemente sua reflexão a respeito desta decisão. Ela irá ajudar a avaliar as possibilidades sobre qual nicho de mercado irá escolher para desenvolver seu negócio. E saiba que essa escolha fará toda diferença na velocidade do sucesso do seu empreendimento.

Ao mesmo tempo, essas decisões serão fundamentais para prosseguir com os próximos passos e isso sem dúvida facilitará a sua tomada de decisão. Servirá para definir os investimentos necessários em determinadas áreas. O conceito de nicho de mercado é importantíssimo para todo e qualquer plano de negócio de qualquer empresa.

Entretanto, é muito comum que empreendedores mesmo os mais experientes tenham inúmeras dúvidas sobre o que é nicho de mercado. Assim como também o que é necessário para definir um. porém, todo este esforço é extremamente necessário para o crescimento de sua empresa principalmente quando os recursos disponíveis são poucos.

Definir Nicho de mercado

A Definição de um nicho de mercado irá ajudar a concentrar esforços onde eles têm maior probabilidade de dar certo. Sendo assim, é muito comum que novos empresários acreditem que abocanhar grandes nichos é a melhor escolha. Porém, essa decisão pode ser muito mais do que podem mastigar.

Sendo assim, a decisão inicial de escolher um grande nicho de mercado é sedutora, ela dá a falsa impressão de um grande e rápido sucesso. É porém neste momento que são negligenciados detalhes importantes como concorrência com empresas fortemente estabelecidas no seguimento e que são extremamente difíceis de serem batidas.

Do mesmo modo, escolher um público alvo que pertença a um nicho onde contenha uma quantidade pequena de acessos pode lhe dar muita autoridade. Essa atitude lhe dará um público selecionado que poderá lhe proporcionar um caminho mais rápido para se tornar a próxima gigante do mercado.

Por isso, continue lendo e descubra como se tornar um expert na escolha de um nicho de mercado.

3. Público Alvo

Para todo esforço de marketing existe um alvo. Esse é um dos conceitos utilizados na definição do termo público alvo. Nada é mais importante que definir o foco seja na pequena em um grupo pequeno, médio ou muito grande. Toda empresa ou negócio que tem como finalidade a venda de produtos ou serviços, direcionando suas ações de marketing para essa finalidade.

Priorizar a segmentação de um mercado onde um e-commerce ou loja virtual atuará, serve de atalho para o sucesso. É isso que garantirá atingir um grupo de pessoas que têm os mesmos objetivos e interesses que sua empresa oferece.

Em uma definição simples, público-alvo serve como definição de uma parte da população que está diretamente interessada em que sua empresa oferece. Desta forma, Estamos falando de uma audiência qualificada e pronta para tomar a decisão de compra.

Público-alvo é formado por grupos de pessoas que estão interessados no que você fornece que podem ou não dependendo do seguimento residirem na região. Mas dependendo do seu interesse e abrangência pode também ter alcance nacional ou até mesmo internacional.

Importância de público-alvo

Definir o público-alvo tem enorme importância nos negócios de qualquer empresa. É o público-alvo que definirá o seu consumidor final. A compra dos produtos ou serviços do seu negócio e a geração dos lucros de qualquer empresa passam pelo público-alvo.

Para definir o público-alvo de seu e-commerce ou loja virtual é necessário realizar um estudo minucioso. Descobrir e explorar os hábitos de consumo, preferências, região que residem, poder aquisitivo, dentre outras informações relevantes.

Quanto mais informações você conseguir coletar e descobrir sobre seu público-alvo maiores serão as chances para você entender os desejos e dores dos seus consumidores. E assim, certamente irá gerar um relacionamento muito mais próximo com eles e somente assim, será possível criar estratégias especialmente direcionadas ao público interessado.

4. Plataforma de e-commerce ou loja virtual, como escolher

Escolher em qual plataforma de e-commerce ou loja virtual irá hospedar seu negócio é uma tarefa muito importante. Essa escolha deve concentrar todas as funcionalidades possíveis e necessárias para o seu negócio. Sendo assim, esse é o momento da realização de uma pesquisa profunda.

É necessário critério absoluto para definir essa escolha. Pois será ela que irá fornecer ao seu e-commerce ou loja virtual todo suporte necessário para as vendas acontecerem de forma rápida e amigável. Desta forma, todos os seus clientes poderão ter a melhor experiência de compra.

Para auxiliar no gerenciamento do seu e-commerce é necessário ter atenção em alguns pontos importantes. Como verificar se a plataforma tem ferramentas de SEO (Search Engine Optimization), essa funcionalidade irá destacar sua loja virtual nos mecanismos de busca.

Se está em dúvida sobre a escolha de qual plataforma de e-commerce você deve criar sua loja virtual, aqui no site tem um artigo completo sobre o assunto, COMEÇAR UM E-COMMERCE CONHEÇA 10 PLATAFORMAS INCRÍVEIS

Layout responsivo

igualmente importante, é o layout oferecido pela plataforma que deve ser responsivo se adaptando aos diferentes tamanhos de tela. Pois assim, todo e qualquer consumidor poderá acessar com a mesma qualidade de visualização em qualquer equipamento utilizado, smartphone, tablet ou desktop.

Observar se a plataforma escolhida disponibiliza integração com sistemas ERP irá ajudar a gerenciar seu negócio. E lhe trará o benefício de um ambiente criptografado onde os dados de todos os seus clientes serão armazenados com extrema segurança.

5. Sistema de pagamento para e-commerce

O próximo passo para criar seu e-commerce ou loja virtual deve ser a escolha do sistema de pagamento que serão disponibilizados aos seus consumidores. Para isso, é importante saber que existem formas diferentes mas todas extremamente importantes para diversificar e disponibilizar aos clientes. Assim, você deve ter em mente que todas são importantes para o seu negócio.

Ao decidir empreender no mercado digital, uma de suas principais preocupações deve ser o meio de pagamento online disponibilizado para seus clientes. A solução escolhida deve garantir que o processo de compra seja simples e descomplicado.

5.1 Intermediação de pagamento online

A primeira forma a saber para que seus cliente paguem pelos produtos ou serviços de sua loja virtual é o intermediador de pagamento. Este sistema cobra uma taxa fixa por cada transação. O valor pago é transferido para a sua conta, descontando as taxas pelo uso do serviço. A intermediação de pagamentos online é importante para facilitar a compra dos cliente e a do empresário na hora de receber o dinheiro.

Esse tipo de solução possibilita a cobrança e conecta clientes, empresas e instituições financeiras em um único ambiente. Onde o resultado possibilita pagamentos processados rapidamente e cada vez mais negócios fechados. Toda venda pela internet de produtos ou serviços, precisa conhecer as vantagens e saber como usar a intermediação de pagamentos online. 

Intermediação de pagamentos online é um dos serviços utilizados para fazer a ponte entre o site da empresa e as instituições financeiras. Assim como também é utilizado para garantir que os dados dos clientes sejam processados com total segurança. Permitindo também que a empresa receber os valores pagos online de forma rápida e eficiente e também segura.

As empresas que essa funcionalidade oferece são denominadas de intermediadores de pagamentos, ou adquirentes. O principal objetivo destas empresas é conectar clientes, lojistas, bandeiras de cartão e instituições financeiras.

E assim, elas contribuem para que o processo de pagamento por cartões de crédito ou débito aconteça de forma rápida e segura. Se você está decidido a ter uma loja virtual, utilizar a intermediação de pagamentos é uma das alternativas mais prática. 

É importante saber que existem outras formas de serviços com funcionalidades parecidas. Mas possuem diferenças importantes entre dois tipos de fornecedores os intermediadores pagamentos online e os gateways de pagamentos, como veremos no próximo tópico.

5.2 Gateways de pagamentos

O gateway de pagamento é a segunda opção. Ela garante a conectar a sua loja virtual com os agentes financeiros. falo de uma solução mais avançada e diretamente integrada com o sistema da loja, na qual permite ao cliente escolher qual bandeira do cartão vai utilizar para inserir os seus dados. A rede do cartão confere se há saldo e libera ou não o pagamento.

O gateway de pagamento é uma tecnologia mais completa, inteligente e prática. Ela oferecer o que há de mais moderno em pagamentos e é extremamente útil para fechar mais vendas. Essa tecnologia permite ir além da integração da loja virtual com o cliente. O gateway disponibiliza funcionalidades que garantem alta taxa de conversão de vendas para o seu negócio.

O gateway de pagamento possui total integração com página de checkout de sua loja virtual. Portanto, desta forma não existe a necessidade de sair da loja virtual para prosseguir com o processo de pagamento.

Com ela todo comprador pode disponibilizar suas informações e escolher a forma que deseja para efetuar o pagamento do produto que está comprando. Essa tecnologia permite também escolher de que forma irá efetuar o pagamento: parcelado, à vista, no boleto, com pix.

Esta ferramenta é responsável por realizar a comunicação com as adquirentes (Stone, Cielo, Rede, etc) desta forma a transação é autorizada, processada e finalizada.

O principal deste processo é que ele ocorre de forma muito rápida e em questão de segundos. De tal maneira que se torna impossível a percepção de toda essa operação pelo cliente final.

6. Investir na segurança da loja online

Nunca despreze a segurança quando o assunto é internet, essa negligência pode trazer prejuízos gigantescos. consequentemente, investir na segurança de sua loja virtual é papel que não pode ser considerada nenhuma economia financeira, sua credibilidade estará diretamente relacionada a esta condição.

Afinal, ninguém deseja comprar em um lugar que pode estar vulnerável a golpes ou ter as informações pessoais roubadas. Quando ocorre qualquer tipo de fraude, todos os envolvidos no processo perdem dinheiro menos logicamente o fraudador.

atualmente, existem diversas ferramentas muito eficientes antifraude para e-commerce, que se dão desde a validação do código de segurança dos cartões de crédito e vão até mesmo o rastreamento dos dispositivos de origem de cada compra, bem como a definição do grau de risco na venda de um item.

por certo, a dependendo da plataforma de e-commerce escolhida para o seu negócio, ela irá oferecer diversas opções de segurança para garantir o sigilo e a segurança dos dados dos clientes e suas respectivas transações.

igualmente importante é utilizar o certificado SSL. Em outras palavras, este certificado é responsável por permitir a criptografia de dados pessoais e bancários sempre que que eles são enviados para o servidor do site, isso garante e assegura que essas informações não sejam roubadas durante o processo de checkout.

URL segura, certificado HTTPS

Ele é facilmente identificado pela URL que muda de HTTP para HTTPS, quando a URL tem como última letra o “S” nos fornece a segurança no e-commerce. Este certificado mostra aos usuários da sua loja virtual a garantia aos clientes que o site é seguro. como também, permite melhorar o ranking do e-commerce nos mecanismos de busca.

Ao mesmo tempo, garantir o SSL em sua loja virtual também é fundamental quando falamos em investir em campanhas de marketing. Como exemplo, no caso do Google Shopping esse importante recurso é exigência indispensável para viabilizar e aprovar campanhas publicitárias de seus anúncios.

igualmente importante, é se proteger de todo e qualquer ataque, apesar disso, por mais seguro que você possa considerar, saiba que ninguém está completamente a salvo. Nesse sentido, é necessário ter em mente um cenário extremo. por isso, tenha sempre em seu horizonte a possibilidade de invasão de sua loja virtual, assim tenha todas as informações guardadas em outro local para possível recuperação.

Assim sendo, garantir um backup de todas as informações é fundamental para o caso de tudo se perder em seu e-commerce, desta forma será possível recuperá-las de forma rápida e eficiente. como também, é fundamental que o backup seja atualizado com frequência.

Lei LGPD (lei geral de proteção de dados)

Não menos importante é o gerenciamento dos dados de seus clientes. Esse sem dúvida é um assunto que atualmente está sendo muito discutido. Sobretudo pela implementação da LGPD (lei geral de proteção de dados).

Essa responsabilidade se deve principalmente a empresa que está coletando os dados. Do mesmo modo, é necessário deixar claro para o cliente o motivo de pedir tais informações e, principalmente, explicar o que fará com elas.

Nesse sentido, os todos os dados coletados dos clientes devem receber um gerenciamento cuidadoso, uma vez que sabemos que esses dados são cobiçados por muitos criminosos. Procure solicitar apenas as informações necessárias e armazene-as separadamente de outros arquivos do site. Considere sempre a criptografia de dados, como o SSL, citado anteriormente, e assim poderá mantê-los seguros.

7. Qualidade no conteúdo dos produtos

A qualidade de produção das imagens que mostrarão os produtos do seu e-commerce são fundamentalmente importante. Lembre-se de que, está utilizando um ambiente online, onde os clientes não têm como pegar os itens com as mãos para conferir texturas, cores, tamanhos e formatos.

Então, é por meio do conteúdo postado que você fará a descrição de tudo para o público. Sendo assim é importante não se contentar somente com as informações e imagens recebidas dos fornecedores e Invistir na produção de conteúdo próprio, preocupando-se em vender benefícios, em vez de qualidades.

Sempre Fotografe os produtos em ângulos diferentes e detalhe os diferenciais que cada um deles oferece. Tenha em mente que um conteúdo de qualidade também irá ajudar no posicionamento da sua loja nos mecanismos de busca, atraindo mais clientes e consequentemente as vendas.

8. Operação logística de qualidade

Uma condição importante para garantir o pleno funcionamento da sua loja virtual e ter uma operação logística ágil e precisa. Uma vez que essa garantia de entrega nos prazos informados a seus clientes é uma das principais garantias de satisfação.

Preço justo de frete e prazo de entrega são as principais qualidades para escolher as transportadoras responsáveis para entrega de seus produtos, sem dúvidas é esse um dos fatores mais importante na decisão de compra dos clientes

Um bom controle da quantidade de produtos disponíveis pode ser realizado com o apoio de um bom software de gestão de estoque e assim será possível monitorar em tempo real toda a movimentação de entrada e saída de produtos garantindo a reposição eficiente dos estoques.

9. Estratégias de marketing

Estratégias de marketing é, sem dúvida alguma, uma prática inteligente para atrair mais clientes para o seu negócio. Vender mais e melhor é totalmente possível quando você segue as táticas certas de marketing para a sua empresa independente do tamanho dela.

O marketing em si é um conjunto de estratégias variadas com intuito principal de estabelecer uma comunicação persuasiva e eficiente. uma boa estratégia de marketing precisa ter é uma série de passos bem estabelecidos que possam ser empregados de forma eficiente resultando no sucesso do negócio.

Planejamento

Por fim, este passo é essencial para criar um e-commerce ou loja virtual. Planejar suas ações de marketing são fundamentais para atrair e fidelizar seus clientes. É importante considerar a Criação de um blog para a sua loja online.

Isso porque, um blog irá facilitar o compartilhamento de conteúdos relevantes com o seu cliente e ajudará a torná-lo mais consciente em relação aos seus produtos e serviços. Desta forma poderá prepara-los para as futuras compras.

O conteúdo bem elaborado de um blog ajuda a melhorar o posicionamento da sua marca na internet, e auxilia a construir autoridade no seguimento, condição necessária para que o seu negócio se destaque.

Investir no marketing da sua loja virtual impulsiona o negócio, torna seu negócio conhecido principalmente entre o público que você deseja alcançar. mas saiba que essas ações exigem tempo e conhecimento.

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