Entenda como funciona o Algorítimo do Instagram
Conhecer o algorítimo do Instagram é o caminho para aumentar a audiência e o engajamento, consequentemente possibilita melhorar os resultados nesta rede social que cresce a cada ano, afinal
ela possui mais de um milhão de usuários e com isso é possível afirmar como é importante estar presente nesta rede social. Igualmente e não menos importante
é saber como ela funciona não é mesmo? Com esse conhecimento será possível montar uma boa estratégia de Marketing Digital e para essa estrutura poder funcionar é necessário ter audiência e engajamento, saiba que
as ações do Instagram funcionam através deste Algorítimo, ele é o responsável por estabelecer seu funcionamento de acordo com o desejo de sua programação podemos afirmar que, criar conteúdo de acordo com essa regra aumenta a audiência e o engajamento, por isso
Mostraremos como o algorítimo funciona e como tirar proveito para ter sucesso e atingir a audiência em cheio.
O que é algorítimo do Instagram?
Vamos definir algorítimo? Então vamos falar da definição digital, que é a seguinte:
Conjunto de regras e procedimentos lógicos perfeitamente definidos que levam a solução de um problema em um número finito de etapas.
Sendo assim é possível entender que o objetivo do algorítimo do Instagram é definir a ordem dos postes no feed de acordo com a relevância para seus usuários
portanto vamos juntos entender passo a passo como os algorítimo do Instagram funciona:
Cronologia dos feed’s
No início desta rede social, os posts apareciam em ordem cronológica e todos eram exibidos de acordo com a sequência das postagens, sendo assim
eram dispostos cronológicamente para os usuários, ou seja, os posts mais recentes eram exibidos primeiro e assim por diante mas hoje isso foi alterado.
e ainda hoje a ordem cronológica existe, porém a relevância é menor e finalmente agora
o Instagram também leva em conta a relevância dos posts e isso é feito pelo algorítimo.
Essa alteração foi feita em 2016 e isso provocou a mudança do comportamento dos usuários pois atualmente os feed’s são colocados em ordem pelo que o algorítimo considera ser mais relevante, sendo assim
o aumento da audiência, engajamento e uma melhor experiência de navegação só acontecem quando o usuário atinge esse objetivo
podemos afirmar que proporcionar uma melhor experiência de utilização se tornou um objetivo claro para o Instagram e nesse sentido
possibilitar ao usuário encontrar de forma rápida o que ele mais deseja é o principal trabalho do algoritimo hoje.
Vamos analisar os fatores que possibilitam essa organização
Análise dos fatores que possibilitam essa organização dos feeds no Instagram
1º – Interesse
O algoritimo leva em conta a categoria que o usuário mais teve interação e nesse sentido prioriza os conteúdos, sendo assim
como exemplo, se o usuário interage com maior frequência a esportes e lazer o algoritimo do instagram
dará preferência a posts relacionados a essas categorias.
2º – Cronologia ou temporalidade
Como já foi colocado, esse era o único fator que o Instagram levava em conta e hoje o algoritimo ainda o considera, contudo
hoje não faz mais de forma linear, as posições das postagens passam a variar considerando o engajamento da audiência.
Os relacionamentos e possibilitam aumentar a audiência
3º – Relacionamento
Podemos levar em consideração que por se tratar de uma rede social os relacionamentos são fundamentais, bem como
É por esse fator que os posts dos familiares e amigos próximos surgem nos feeds ou nos stories primeiro com toda certeza,
Isso acontece porque o algoritimo do Instagram analisa as interações e prioriza as que tem maior proximidade, sendo assim
os perfis que são mais pesquisados pelo usuário também são considerados pelo fator relacionamento e serão igualmente priorizados.
4º – Engajamento
O potencial de engajar mais pessoas na rede está diretamente relacionado a quantidade de curtidas e comentários, de tal sorte que
isso possibilitará aumentar sua audiência e engajamento no Instagram, sendo assim
provocará a possibilidade de serem exibidos para uma quantidade maior de usuários, assim também
é importante descobrir quais interações movem mais o interesse da audiência por isso ter conhecimento apenas dos mais relevantes não é suficiente, em síntese
Abaixo vamos destacar o que o algoritimo do Instagram leva em consideração como interação
- O tempo que o usuário permanece no post
- Clicar na opção de ler mais
- Reagir aos stories
- Responder perguntas
- Acessar aos links
- Clicar nos botões para ação
Como o algorítimo do Instagram pode influênciar uma marca
É muito importante para qualquer empresa estar presente nas redes sociais, fazer isso aproxima a marca a modernidade e principalmente, por outra
permite maior interação com o público, proporciona criar campanhas de marketing mais segmentadas e eficientes, por conseqência
conquiste o engajamento da audiência com publicações que levem em conta a lógica do algorítimo do Instagram.
5 Dicas para alcançar o sucesso no Instagram
1º – Crie conteúdo que provoquem interesse de compartilhamento para aumentar sua auudiência
O Instagram considera importante criar engajamento mas também valoriza os conteúdos que despertam o desejo de compartilhamento sendo assim
quando as marcações de outros usuários nos comentários e compartilhamentos das publicações de seus posts acontecem, em outras palavras
mostra a importância e relevância do seu conteúdo e a demonstração clara deste fato. Sendo assim, são os convites de outras pessoas para visualizar suas postagens.
2º – Como Criar relacionamento no Instagram
O relacionamento entre seus usuários é analisado pelo algoritimo do Instagram por certo é um fator para ser valorizado por isso,
priorize o relacionamento interaja com sua audiência e proporcione experiências de valor provoque essa relação com conteúdos de qualidade
4º – Identidade visual
Procure se destacar com uma identidade visual clara e de qualidade pois como a rede é baseada em imagens fica claro
que procurar esse caminho é uma forma de se diferenciar e provocar boas experiências em sua audiência, visto que
isso vai proporcionar que seus seguidores identifiquem que aquele post é seu.
5º – qualidade de conteúdo
As pessoas por se tratar de Instagram costumam priorizar as imagens e esquecer o conteúdo definitivamente é um erro, sendo assim
criar um bom conteúdo é provocar o encantamento e conectar pessoas oferecendo entrega de valor e que provoque compartilhamento, em suma
Crie posts informativos, conte uma boa história que contenha um linguagem leve, produza em suas imagens boas legendas criativas
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6º – Vídeos ao vivo
Utilizar nos stories vídeos ao vivo, são um diferencial importante quando se utiliza essa estratégia seus seguidores são notificados sendo assim
o algorítimo do Instagram vai identificar de forma rápida que está utilizando a rede e gerando convite para fazerem o mesmo
7º – Utilize hashtags #
Utilizar hashtags, elas ajudam a comunidade a se conectar é certo que esse é um dos recursos do Instagram, mas lembre-se não abuse, já que
isso pode fazer com que seu conteúdo incomode e tenha o cuidado para que as hashtags sejam específicas diretamente ligadas ao conteúdo, sendo assim
escolha as que tenham relação com seu negócio e com as comunidades que você esteja presente.
O melhor local para as hashtags são nas legendas e colocadas em excesso podem levar a punição.
8º – Horário de postagem
Saber qual horário o maior número de seguidores estão acessando a rede é muito importante para o engajamento, ou seja
isso fará com que o algoritimo do Instagram faça uma análise positiva e divulgue para mais seguidores, em princípio
saiba que os melhores horários podem variar com os hábitos de sua audiência e de acordo com o conteúdo postado.
A importância da Bio
9º – Faça uma bio de qualidade
Uma bio de qualidade deve conter informações completas como site, contato, descrição da marca, whatsapp, email, telefone, nesse sentido
a bio deve ser escrita de forma objetiva, limpa e clara não se estenda pois isso pode desinteressar sua audiência, afinal
uma bio de qualidade permitirá que sua audiência em caso de necessidade recorram ao seu perfil
O que para o algorítimo do Instagram analisará de forma positiva.
10º – Conheça seus seguidores
Conhecer seus seguidores permitirá oferecer a sua audiência exatamente o que estão procurando, conheça sua persona, porque assim
terá a oportunidade de conhecer quais suas particularidades para isso utilize o Instagram Insights, pois isso
lhe dará acesso a informações demográficas como idade, gênero, e localização como também o quanto
suas postagens estão impactando sua audiência e quem está sendo impactado.
Conclusão:
Se houver alguma dúvida para ser sanada pode usar o formulário de contato.
Chegamos ao momento de colocar esse conteúdo em prática, obrigado por ter chegado até aqui, esperamos ter contribuído. Acredite, os detalhes fazem a diferença, deixe suas observações e dúvidas nos comentários.
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