Nichos de Mercado – O Que São e Como Escolher o Seu

Nicho de mercado é uma parte pouco ou nada atendida de um grande mercado consumidor, sem visibilidade incluido em segmento amplo e competitivo.

Um erro comum é considerar nicho de mercado e segmento de mercado como sinônimos. Se você também confunde esses conceitos, saiba que a diferença entre eles está na especificidade do grupo em questão.

Vamos de cara entender o conceito de nicho de mercado, nichos são submercados que grupos de pessoas tem interesse, o conceito é o seguinte:

Definição de nicho de mercado – “É um submercado (um segmento menor) de um grande mercado que contem inúmeros pequenos mercados”

Para ficar ainda mais fácil o entendimento vou dar um exemplo:

O nicho de mercado de emagrecimento pertence a um grande mercado que é denominado de SAÚDE, o nicho de emagrecimento é uma porção, um pedaço, um submercado do grande mercado denominado de SAÚDE, quem está dentro do nicho emagrecimento possui suas necessidades, particularidades, hábitos e desejos

Definir um nicho de atuação vai te ajudar a concentrar força e esforços possibilitando assim maior probabilidade do seu negócio dar certo

IMPORTÂNCIA DO NICHO

depois de entender o conceito de nicho de mercado, agora vou te mostrar a importância dele, é necessário entender que em um bom nicho de mercado existe um grande número de pessoas interessadas e procurando soluções para seus problemas e desejos

Uma empresa com um nicho de mercado bem definido e específico, tem muito mais facilidade de se destacar no mercado e agregar mais valor aos seus produtos e serviços gerando mais negócios

Com baixo investimento é possível atingir um público mais interessado em seus produtos e serviços, quanto mais nichado você estiver mais eficiente nas conversões e vendas você será

Isso é possível porque quanto mais específica for sua campanha, mais o consumidor pronto para comprar irá se identificar com seu negócio, e assim você vai atingir pessoas realmente interessadas em fechar negócio.

Como exemplo, pense comigo, quando você conclui que precisa comprar uma calça jeans, você não fica esperando que um vendedor bata a sua porta, a decisão de compra já foi tomada, a necessidade da compra já foi percebida e existe a procura pelo produto

Essa oportunidade precisa ser aproveitada, quando você nicha o mercado é esse público que você consegue atingir é um público quente e pronto para comprar, nesse momento o necessário é apresentar o melhor produto e vencer a concorrência

É necessário e muito importante que esse público sinta e perceba que seu negócio está falando diretamente para ele só assim será possível conquistar sua confiança,

Agindo assim será mai fácil convencer que o seu negócio é totalmente capaz de atender as suas necessidades e expectativas, essa é a ideia básica a espinha dorsal do marketing nichado

Somente escolhendo um nicho de mercado adequado o seu publico será composto por pessoas realmente interessadas no seu conteúdo e certamente seu público e desta forma estarão procurando por seu produto ou serviço

Um nicho bem definido possibilita atender os desejos e resolver os problemas do seu público, quanto mais específico for esse público muito mais valor eles darão aos seus produtos e serviços, ou seja, você terá em seu nicho um público que está disposto a pagar mais por um produto que está pronto especificamente para as necessidades que ele tem em mente.

Vou voltar ao exemplo que dei no início do artigo, nicho de emagrecimento. Pare agora para pensar: Quantas pessoas estão procurando nesse momento nos mecanismos de busca e nas rede sociais soluções para perder peso e emagrecer?

Dentro de um nicho de mercado, existem várias oportunidade para ajudar essas pessoas a resolver suas questões, seus problemas entregando soluções específicas. Não é necessário inventar nada, basta apenas pesquisar sobre o tema e identificar as melhores soluções para as dores e desejos do grupo de pessoas que você quer trabalhar (nicho)

Outra coisa importante a ser observado, é o tamanho do nicho; o que eu vou te recomendar é escolher um nicho com um grande número de pessoas e que contenham um grande número de produtos com as mais diversas soluções

Outro ponto importantíssimo e onde muitos empreendedores cometem
erros, não adianta amar um nicho e ter ideias incríveis para solucionar os problemas se não existe demanda para essas soluções.

LISTA DE MERCADOS

Vou te listar agora muitos mercados, onde existem inúmeras oportunidade de negócios

Aposentadoria, Arte, Astrologia, Astronomia, Beleza, Bicicleta, Blogs, Carreira, Casamento, Cerveja, Ciência, Cinema, Corrida, Costura, Culinária, Cupons, Dança, Desenho, Design, Dinheiro, Vídeo, Educação, Enem, Engenharia, Entretenimento, Espiritualidade, Esporte, Filmes, Fotografia, Hobbs, Imóveis, Jardinagem, Livros, Loja virtual, Mágica, Maquiagem, Marketing, Medicina, Meio ambiente, Moda, Música, Negócios, Pets , Política, Profissões, Psicologia, Redes sociais, Relacionamento, Robótica, Sexo, Veículos, Viagem, Vinhos, Yoga

Com essa relação de mercados, é hora de parar e pensar na quantidade de nichos que estão inseridos em cada um destes mercados, essa relação vai te ajudar a escolher um mercado no qual você se identifica e tenha paixão

Escolha ao menos 3 mercados que realmente o agrada, destrinche e pesquise profundamente quantos nichos de mercado estão contidos dentro de cada um dos que você escolheu e defina os melhores nichos

Depois de definido os nichos, é importante verificar a quantidade de pesquisa mensal que cada um desses nichos tem, o ponto a ser observado nessa análise é se eles tem muita ou pouca procura, pois pode acontecer do nicho que lhe agradou e quer escolher para trabalhar não tenha muito pouca busca

Para realizar essa pesquisa, vou te recomendar que use a ferramenta Ubersuggest, ela tem uma versão gratuita que vai atender muito bem sua necessidade.

A utilização do Ubersuggest é online sem necessidade de fazer donwloads e nenhum aplicativo, programa ou arquivo. Para conhecer essa ferramenta clique nesse link. SAIBA MAIS…

NICHOS MAIS RENTÁVEIS

Existem alguns indicadores de rentabilidade de um nicho que devem ser levados em conta no momento da escolha, o primeiro é a quantidade de busca, se não tem busca não tem pessoas no nicho, pouca busca é sinal de pouca rentabilidade

Mas essa relação, maior quantidade de busca, tem um fator importante que deve ser levado em consideração: A concorrência que você vai encarar, quanto maior o nicho, maior também será a concorrência

NICHOS INEXPLORADOS

Hoje é muito difícil encontrar nichos inexplorados, para conseguir encontra-los será necessário fazer uma boa e profunda pesquisa

Recomendo muito cuidado ao encontrar um nicho inexplorado, eu teria muito receio de entrar em um nicho desses, por um motivo simples, hoje o mercado de trabalho na internet está muito aquecido e se você encontrou um nicho inexplorado, talvez seja por não ser um nicho muito bom para trabalhar

Vou te dar algumas dicas que irão te ajudar nessa questão: Pesquise nas plataformas de produtos digitais se existem produtos que possam ser ofertados como uma venda casada, alguma necessidade secundária a original do nicho

Ou seja, digamos que você está em um nicho de mães que acabaram de ter filhos e estão buscando voltar a forma física anterior ao início da gravidez
essa é a oportunidade para avaliar as possibilidades secundárias desse nicho,

Talvez seja possível oferecer produtos para seus bebes e ai pode estar um nicho inexplorado são várias as possibilidades, produtos para alimentação do bebe ou ainda para facilitar o sono da criança e também talvez possa haver mercado para produtos antialérgicos, afinal o público é o mesmo

NICHOS MAIS PROCURADOS

Antes de começar qualquer negócio, é necessário definir em que mercado você vai atuar e como já vimos, os mercados são muito grandes, você já sabe que para ter sucesso e rentabilizar seu negócio é importante definir um nicho

Lembre que o ideal é que seja um nicho que você tenha afinidade e paixão porque afinal de contas você vai passar a um longo tempo trabalhando nesse nicho

É necessário que esse nicho tenha procura, afinal para rentabilizar seu negócio é necessário ter público e esse sem dúvida é o ponto fundamental da escolha do seu nicho

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Até breve! E se ficou alguma dúvida sobre nicho de mercado ou tiver interesse em outros conteúdos, deixe seu recado nos comentários. Obrigado e até breve!

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