10 Principais Tendências do Marketing Digital em 2020

O Marketing digital muda constantemente e todos os anos surgem novas tendências do marketing que precisam ser levadas em consideração.

Como, Inteligência artificial, análise de sentimento, busca visual. Desta forma, Entender como utilizá-las a seu favor pode ser o diferencial que você vai precisar para encantar os consumidores e começar o ano na frente da concorrência.

Vou te mostrar agora as 10 principais tendências do marketing digital para 2020. O cenário do marketing digital muda constantemente, para ajudar você a sair na frente, vou descrever as 10 melhores tendências de marketing digital para 2020.

Ficar desatualizado com as novas tendências do marketing digital, é o mesmo que limitar o alcance da sua marca. Você pode até ignorar as novas tendências de marketing, mas seus clientes e seus concorrentes não irão.

Por isso vou te mostrar 10 novas tendências de marketing, ao lado de algumas tendências mais antigas e contínuas que ainda são eficazes.

  • A tecnologia 2020 dá nova vida aos chatbots, tornando-os mais convincentes e populares
  • Pesquisas por voz, à medida que mais pessoas usam assistentes digitais como Alexa ou Siri, o SEO se inclina ainda mais para pesquisas por voz, com palavras-chave baseadas na maneira como as pessoas falam,
  • Marketing de vídeo, com a hospedagem de vídeos cada vez mais fácil, todos os anos é possível ver vídeos mais bem sucedidos e ambiciosos on-line

Com essas novas estratégias em mente, conheça agora as 10 novas tendências de marketing digital para 2020. 

Comércio Social

Comprar um produto diretamente através de postagens, foi uma dúvida enorme durante muito tempo

Empresas estavam se perguntando como fazer com que seus seguidores nas mídias sociais visitassem suas lojas online.

Comércio social refere-se à compra de produtos diretamente por meio de postagens ou anúncios de mídia social e essas postagens de compras nas mídias sociais não são exatamente novas, mas desde que o Instagram Checkout foi lançado em 2019, elas estão recebendo cada vez mais atenção.

E porque não? As postagens de vendas em mídias sociais atualmente fazem total sentido. Pelo menos para 50% das pessoas que atualmente utilizam as mídias sociais para pesquisar compras de produtos.

O objetivo principal agora é criar menos etapas para seus compradores, e assim passou a ser uma ótima ferramenta para venda direta, as mídias sociais diminuem as chances de abandono de carrinhos, e de quebra você nem precisa ser uma marca de comércio eletrônico.

Assim, é possível enquanto está vendendo seus produtos, obter retornos maiores permitindo a realização de negócios pelas redes sociais. Mídias ótimas para esse negócio, são o Facebook e o Pinterest

É fácil entender o motivo, enquanto vende produtos, vou ser mais claro, você pode obter retornos maiores interagindo com as pessoas pelas mídias sociais. Se você tem uma loja do Shopify, é muito fácil vincular contas (para Instagram) ou instalar um plug-in (para Snapchat).

Mensagem Direta

Para otimizar resultados, as marcas estão levando as conversas para as mensagens diretas, assim possibilitar se familiarizar com os clientes, isso é muito útil como meio de otimizar o atendimento ao cliente, essa estratégia auxilia nas vendas,

As mensagens diretas estão se tornando uma das tendências mais quentes do marketing digital de 2020. Já existem industrias de peso como a MoldCloth usando aplicativos de mensagens direta para fazer marketing.

Através de aplicativos de mensagens como WhatsApp e Facebook Messenger, ou através de mensagens privadas (inbox) em mídias sociais como Twitter ou Instagram,  e assim as marcas estão construindo mais conexões e muito mais fortes com seus clientes.

Essa estratégia oferece um contato imediato e em um ambiente que o usuário está totalmente familiarizado

Uso de chats privados para comunicação

Utilizar as redes sociais como forma de interação com consumidores é sem dúvida uma das grandes revoluções do Marketing no universo digital

As redes sociais para efeito de vendas, servem como meio para chamar a atenção da audiência e ainda possuem ferramentas como chats privados que são muito úteis para realizar atendimentos personalizados

O sucesso dessa estratégia em 2019 apenas reforça para 2020 o sucesso de comunicação nas mensagens diretas no Instagram, Facebook e Twitter e faram com que as marcas sensíveis a essa mudança olhem com mais atenção para essa estratégia

Os chats privados são a versão mais jovem do email e seus usuários estão utilizando cada vez mais com maior frequência

Essa nova realidade nos faz acreditar e investir cada vez mais em aplicativos que nos fornecem essa aplicação

Atualmente, o WhatsApp é o exemplo mais claro da utilização desta funcionalidade e a tendência e que se expanda para outras áreas

Hoje já existem marcas que estão oferecendo produtos e serviços em grupos de WhatsApp ou listas de transmissão

Em alguns países o aplicativo já permite transações em dinheiro entre usuários o que facilita para as empresas e em breve e possível que esteja disponível em outros países

Inteligência Artificial

A inteligência artificial é hoje uma realidade e chegou para ficar, essa tecnologia já é aplicada em atendentes virtuais e são capazes de simular um ser humano e ainda conseguem evoluir e aprender com interações com os usuários

É certo afirmar que essa nova tecnologia é apenas o início de grandes possibilidades de utilização e possibilidades

Um exemplo da expansão dessa tecnologia, é o grande aumento pela funcionalidade de buscas por voz e hoje mais de um bilhão de busca por mês são realizadas na internet

Atualmente a maioria dos serviços de reconhecimento de voz conseguem entender e processar até as falas confusas e inclusive as das crianças pequenas

Conteúdos em Áudio

No Marketing digital os arquivos de áudio vem se popularizando e isso vai muito além da mera facilitação da pesquisa por voz

Hoje através da instalação de um player é possível apertar o play e se ocupar de outras tarefas de forma conjunta

Esse tipo de mídia tem um grande crescimento e se o podcast tiver um conteúdo de qualidade o efeito positivo na audiência será enorme e com certeza aumentará o tráfego orgânico da sua marca

Como pode perceber, isso é apenas um indicador da força desse tipo de conteúdo, se decidir explorar esse canal de comunicação de áudio de forma efetiva, vale considerar a criação de um podcast

Personalização de Conteúdo

Todas as redes sociais utilizam seus feeds para entregar conteúdo baseados em experiências que seus usuários fazem na internet

Os temas que você mais pesquisa, os sites que mais visita, tudo pelo que você mostrar interesse irão aparecer em seu feed e nada disso é por acaso, personalizar conteúdo de acordo com as preferências de navegação dos usuários é uma tendência

Se você deseja se destacar em 2020, precisará personalizar seu marketing – e isso significa conteúdo personalizado, produtos, e-mails e muito mais.

Publicidade entregue de forma genérica de qualquer forma sem nenhum direcionamento deixa muita gente irritada

Veja essas estatísticas de personalização

  • 63% dos consumidores ficam muito irritados com esse tipo de publicidade
  • 80% afirmam que têm mais probabilidade de fechar negócios com uma empresa se ela oferecer experiências personalizadas
  • 90% afirmam que ser tratado de forma a personalizada é atraente
  • emails personalizados são 3x melhores que os emails em lotes.

Valorização daTransparência

Para possibilitar a personalização da experiência de navegação, é necessário coletar o máximo de informações dos usuários e conhecer suas preferências. Essa captura de informações gerou alguns efeitos negativos

Sem nenhuma regulamentação específica sobre o assunto, muitas empresas utilizam essas informações de forma questionável

Empresas que priorizam a transparência e o bom uso das informações coletadas se destacam e a adoção dessa política positiva é importante se levarmos em consideração a lei geral de proteção de dados que entra em vigor em 2020

Com a nova lei a adoção de princípios éticos e de transparência passa a ser importante para evitar transtornos legais

Busca Visual

Assim como o áudio, cada vez mais frequente o recurso de busca visual é utilizado nos mecanismos de busca que permite que uma pesquisa se inicie a partir de uma imagem enviada pelo usuário

Imagens são processadas pelo cérebro 60 mil vezes mais rápido que qualquer texto e por isso é possível afirmar que usar figuras para realizar buscas é mais interessante do que usar textos

Ferramentas como o Pinterest Lens permitem que o usuário, ao ver um item que o interessa em uma imagem, possa buscar artigos semelhantes nos catálogos de lojas digitais com apenas um clique.

Análise de Sentimento

Gerar reações positivas na audiência é um dos principais objetivos do marketing digital, uma forma de medir o nível de satisfação são os comentários

A partir dos comentários deixados é possível avaliar a impressão deixada pelo post, porém dependendo do volume de interação fica difícil fazer medir e analisar os resultados

Então mais uma vez, a inteligência artificial vem ajudar, já existem sistemas capazes de atribuir pontuação ponderadas aos sentimentos deixados nas frases dos comentários. Essa estratégia é chamada de análise de sentimento.

Com a ajuda da inteligência artificial é possível classificar os comentários como positivos ou negativos e assim estabelecer uma média do sentimento geral da sua audiência

Outro fator positivo é que esse tipo de análise não é limitado apenas as redes sociais, ela basicamente pode ser utilizada em qualquer conteúdo textual e assim poder utilizar esse recurso para analisar a opinião da sua audiência 

Micro-Influenciadores

Outra tendência para o ano de 2020 é o Marketing de influenciadores. Micro-influenciador é um termo que cada vez mais nos deparamos, ele se refere a influenciadores de pequeno e médio porte que atuam em nichos mais estreitos

Eles são populares o suficiente para ter a capacidade de influenciar pessoas, eles costumam ter um envolvimento maior que influenciadores mais populares e podem dedicar mais tempo ao seu negócio

Bons produtos e serviços são importantes para ter sucesso no mercado digital mas oferecer uma experiência positiva ao consumidor permite o aumento das oportunidades de negócio

Por isso, estar atualizado com as tendências do Marketing Digital é importante para qualquer pessoa que esteja atuando na área, isso definitivamente é fundamental para elaborar estratégias eficientes e sair na frente da concorrência

Em 2020 coloque em prática essas estratégias e feche bons negócios!

Ajude a criar novos conteúdos, deixe nos comentários a sugestão de algum conteúdo do seu interesse e publicarei um artigo sobre o tema proposto. Obrigado!

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