Como fazer uma postagem matadora no Facebook

Todos os detalhes fazem diferença e definitivamente fazer um bom trabalho de Marketing Digital não é fácil. Para ter sucesso devemos prestar atenção aos detalhes, podemos citar alguns muito importantes, tamanho do texto, formato, layout, o objetivo é que todos buscam o engajamento, entretanto podemos afirmar que as variáveis para ter sucesso são muitas.

Cada detalhe para fazer uma boa postagem no Facebook é importante para gerar engajamento e sem dúvida é necessário levar em conta as particularidades que o algorítimo do Facebook analisa e prioriza.

O post perfeito no Facebook na ótica de seu algorítimo

Para construir um post perfeito no Facebook e entenda como o algorítimo analisa os textos, isso é feito pela ótica do tamanho dos textos, curtidas, compartilhamentos, comentários, reações, interações.

Assim podemos admitir sua complexidade e como é difícil entender como deve ser “A” postagem perfeita no Facebook, por tanto, é necessário reforçar a importância de poder entender a fundo como realmente funciona.

O algorítimo do Facebook analisa o tamanho de texto, tipo de texto, data da publicação, curtidas, comentários, compartilhamentos, interações, reações, emojis e hashtags

Para ter sucesso, escrever de forma clara e concisa fará com que sua audiência fique mais tempo conectado em sua página, então tenha muita atenção na qualidade do recado que vai transmitir

É importante conhecer 6 conceitos fundamentais

  • TEXTOS CURTOS

O tempo da sua audiência é muito importante e estamos falando de uma rede repleta de informações, crie títulos com menos de 20 palavras e as discrições com menos de 50 assim conseguirá muito mais cliques

  • CONTEÚDOS VALIOSOS

Não faça apenas publicações de vendas, entregue conteúdos de valor que possa melhorar a vida do seu público, não faça posts com links de afiliados o Facebook detesta que seus usuários saiam da plataforma, e por isso vai penaliza-lo não entregando seu conteúdo

  • IDENTIDADE VISUAL

Conciliar um ótimo texto a um design atraente, realmente fará diferença.

  • FAÇA PUBLICAÇÕES COM VARIADOS FORMATOS

Utilize variados formatos, vídeos, postagens com link para o seu blog, infográficos, Gif’s e tantos outros que gerem valor

  • TESTE VÁRIOS TIPOS DE VÍDEOS

Use e abuse de vídeos, mas não esqueça de variar entre vídeos longos, curtos, institucionais, com pessoas ou apenas narrados, use a criatividade e depois analise o retorno de likes e compartilhamentos, dê prioridade aos que geraram mais compartilhamento

  • VÍDEOS AO VIVO

Hoje o Facebook dá prioridade as Lives mas não faça uma postagem de um link direto para seu canal do YouTube é melhor adicionar o vídeo direto no Facebook, procure por vários vídeos virais, faça uma edição, junte-os em um único vídeo e publique em uma watch Party

A importância do conteúdo

O algorítimo do Facebook analisa cada publicação. Ele consegue prevê o interesse do usuário e a probabilidade de compartilhamento, por isso, cada publicação é pontuada segue a sequência de relevância abaixo

  • QUEM PUBLICOU E QUEM INTERAGIU

O algorítimo analisa quem curte e comenta as publicações e principalmente quem compartilha

  • QUANTIDADE DE INTERAÇÕES

Se uma publicação atingir vários likes, compartilhamentos e comentários, o Facebook priorizará essa publicação e entregará a mais usuários, aumentando a popularidade levando em conta o maior interesse

  • PUBLICAÇÕES MAIS RECENTES

São priorizadas as publicações mais recentes, então fica claro a necessidade de regularidade, ter consistência e fator fundamental

  • SEJA DIFERENTE

Não tenha receio de experimentar e cometer erros, assim será possível analisar qual o melhor caminho a seguir

  • CONTEÚDO E TEXTO

É muito importante que o título tenha total relevância com o texto, sempre deixe claro o conteúdo que será lido e se prometer algo garanta que será entregue

  • NÃO SEJA EXPLICITAMENTE PROMOCIONAL

Não aborde somente conteúdos relacionados a venda ou divulgações de produtos, mesmo que seja esse seu único e principal objetivo, sempre pense em como pode ajudar sua audiência, gere relacionamento

  • CHAMADA PARA AÇÃO

Sempre que possível e de maneira apropriada, chame sua audiência para alguma ação, encontre formas atraentes de conduzir seu público.

A importância dos links

Grande parte dos posts no Facebook são criados com Links externos, sendo assim podemos perceber o predomínio destas postagens, entenda que inegavelmente à relevância para o Facebook deste tipo de postagem é desvalorizada e seu algorítimo  infelizmente despreza esse tipo de conteúdo

a quantidade que encontramos de links postados é gigantesca e certamente podemos explicar esses exageros de links pela facilidade de criação que é muito maior do que produzir vídeos

Sem dúvida o líder de engajamento no Facebook são os posts que contenham vídeos pois são valorizados pelo Facebook e pela audiência também

Melhor data e horário para postagens

Outro fator importante para uma postagem matadora no Facebook, são as datas e horários das postagens, por isso perceba rápido quais os melhores dias e qual o melhor horário para atingir a maior quantidade de audiência.

Mas com o aumento da quantidade de celulares espalhados pelo mundo, podemos afirmar que esse cenário mudou, e hoje os maiores engajamentos são atingidos nos fins de semana

Não cometa o erro de só postar nos fins de semana o que você realmente precisa é perceber a importância de conhecer sua audiência.

Sabemos que postar um conteúdo pesado, denso no sábado é certo que não conseguirá atingir seu objetivo e sua audiência não vai ler o seu conteúdo, por tanto

nos fins de semana é prudente abusar de postagens leves e interativas que provocarão compartilhamentos entre amigos.

A importância do tamanho do texto do post

Seja criativo no texto de chamada, ele pode ser decisivo para sua audiência ler ou não seu conteúdo, entretanto

Entenda o equilíbrio perfeito de um bom texto de introdução para seu post, as vezes menos é mais e o ideal é no máximo 50 caracteres

Uso de hashtags e emojs

Hashtags no Facebook não provocam resultados significativos, esse recurso não deve ser utilizado pois não lhe trará nenhum resultado é totalmente irrelevante e desnecessário utilizar esse hashtags no Facebook

Porém, quanto aos emojs é fácil afirmar que deixarão os textos mais descontraídos e portanto mais amistosos para o facebook isso fortalecerá a conexão com sua audiência e dará destaque a sua marca

Mas não exagere na quantidade, uma ou duas é o suficiente para completar o texto e provocar alguma reação no leitor.


Quais as melhores características para o post matador no Facebook?

TEXTO – Até 50 caracteres, com interação de perguntas, sem hashtags e com no máximo 2 emojs

  • POST – com vídeos e imagens
  • DATA DE PUBLICAÇÃO – priorize os fins de semana
  • DENSIDADE – Não faça postagens densas e cansativas

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *