O que fazer para aumentar a audiência no Instagram

Entenda como funciona o Algorítimo do Instagram

Conhecer o algorítimo do Instagram é o caminho para aumentar a audiência e o engajamento, consequentemente possibilita melhorar os resultados nesta rede social que cresce a cada ano, afinal

ela possui mais de um milhão de usuários e com isso é possível afirmar como é importante estar presente nesta rede social. Igualmente e não menos importante

é saber como ela funciona não é mesmo? Com esse conhecimento será possível montar uma boa estratégia de Marketing Digital e para essa estrutura poder funcionar é necessário ter audiência e engajamento, saiba que

as ações do Instagram funcionam através deste Algorítimo, ele é o responsável por estabelecer seu funcionamento de acordo com o desejo de sua programação podemos afirmar que, criar conteúdo de acordo com essa regra aumenta a audiência e o engajamento, por isso

Mostraremos como o algorítimo funciona e como tirar proveito para ter sucesso e atingir a audiência em cheio.

O que é algorítimo do Instagram?

Vamos definir algorítimo? Então vamos falar da definição digital, que é a seguinte:

Conjunto de regras e procedimentos lógicos perfeitamente definidos que levam a solução de um problema em um número finito de etapas.

Sendo assim é possível entender que o objetivo do algorítimo do Instagram é definir a ordem dos postes no feed de acordo com a relevância para seus usuários

portanto vamos juntos entender passo a passo como os algorítimo do Instagram funciona:

Cronologia

Cronologia dos feed’s

No início desta rede social, os posts apareciam em ordem cronológica e todos eram exibidos de acordo com a sequência das postagens, sendo assim

eram dispostos cronológicamente para os usuários, ou seja, os posts mais recentes eram exibidos primeiro e assim por diante mas hoje isso foi alterado.

e ainda hoje a ordem cronológica existe, porém a relevância é menor e finalmente agora

o Instagram também leva em conta a relevância dos posts e isso é feito pelo algorítimo.

Essa alteração foi feita em 2016 e isso provocou a mudança do comportamento dos usuários pois atualmente os feed’s são colocados em ordem pelo que o algorítimo considera ser mais relevante, sendo assim

o aumento da audiência, engajamento e uma melhor experiência de navegação só acontecem quando o usuário atinge esse objetivo

podemos afirmar que proporcionar uma melhor experiência de utilização se tornou um objetivo claro para o Instagram e nesse sentido

possibilitar ao usuário encontrar de forma rápida o que ele mais deseja é o principal trabalho do algoritimo hoje.

Vamos analisar os fatores que possibilitam essa organização

Análise dos fatores que possibilitam essa organização dos feeds no Instagram

1º – Interesse

O algoritimo leva em conta a categoria que o usuário mais teve interação e nesse sentido prioriza os conteúdos, sendo assim

como exemplo, se o usuário interage com maior frequência a esportes e lazer o algoritimo do instagram

dará preferência a posts relacionados a essas categorias.

2º – Cronologia ou temporalidade

Como já foi colocado, esse era o único fator que o Instagram levava em conta e hoje o algoritimo ainda o considera, contudo

hoje não faz mais de forma linear, as posições das postagens passam a variar considerando o engajamento da audiência.

Os relacionamentos e possibilitam aumentar a audiência

Relacionamentos

3º – Relacionamento

Podemos levar em consideração que por se tratar de uma rede social os relacionamentos são fundamentais, bem como

É por esse fator que os posts dos familiares e amigos próximos surgem nos feeds ou nos stories primeiro com toda certeza,

Isso acontece porque o algoritimo do Instagram analisa as interações e prioriza as que tem maior proximidade, sendo assim

os perfis que são mais pesquisados pelo usuário também são considerados  pelo fator relacionamento e serão igualmente priorizados.

4º – Engajamento

O potencial de engajar mais pessoas na rede está diretamente relacionado a quantidade de curtidas e comentários, de tal sorte que

isso possibilitará aumentar sua audiência e engajamento no Instagram, sendo assim

provocará a possibilidade de serem exibidos para uma quantidade maior de usuários, assim também

é importante descobrir quais interações movem mais o interesse da audiência por isso ter conhecimento apenas dos mais relevantes não é suficiente, em síntese

Abaixo vamos destacar o que o algoritimo do Instagram leva em consideração como interação

  • O tempo que o usuário permanece no post
  • Clicar na opção de ler mais
  • Reagir aos stories
  • Responder perguntas
  • Acessar aos links
  • Clicar nos botões para ação

Como o algorítimo do Instagram pode influênciar uma marca

É muito importante para qualquer empresa estar presente nas redes sociais, fazer isso aproxima a marca a modernidade e principalmente, por outra

permite maior interação com o público, proporciona criar campanhas de marketing mais segmentadas e eficientes, por conseqência

conquiste o engajamento da audiência com publicações que levem em conta a lógica do algorítimo do Instagram.

5 Dicas para alcançar o sucesso no Instagram

1º – Crie conteúdo que provoquem interesse de compartilhamento para aumentar sua auudiência

O Instagram considera importante criar engajamento mas também valoriza os conteúdos que despertam o desejo de compartilhamento sendo assim

quando as marcações de outros usuários nos comentários e compartilhamentos das publicações de seus posts acontecem, em outras palavras

mostra a importância e relevância do seu conteúdo e a demonstração clara deste fato. Sendo assim, são os convites de outras pessoas para visualizar suas postagens.

Relacionamentos

2º – Como Criar relacionamento no Instagram

O relacionamento entre seus usuários é analisado pelo algoritimo do Instagram por certo é um fator para ser valorizado por isso,

priorize o relacionamento interaja com sua audiência e proporcione experiências de valor provoque essa relação com conteúdos de qualidade

4º – Identidade visual

Procure se destacar com uma identidade visual clara e de qualidade pois como a rede é baseada em imagens fica claro

que procurar esse caminho é uma forma de se diferenciar e provocar boas experiências em sua audiência, visto que

isso vai proporcionar que seus seguidores identifiquem que aquele post é seu.

5º –  qualidade de conteúdo

As pessoas por se tratar de Instagram costumam priorizar as imagens e esquecer o conteúdo definitivamente é um erro, sendo assim

criar um bom conteúdo é provocar o encantamento e conectar pessoas oferecendo entrega de valor e que provoque compartilhamento, em suma

Crie posts informativos, conte uma boa história que contenha um linguagem leve, produza em suas imagens boas legendas criativas

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6º –  Vídeos ao vivo

Utilizar nos stories vídeos ao vivo, são um diferencial importante quando se utiliza essa estratégia seus seguidores são notificados sendo assim

o algorítimo do Instagram vai identificar de forma rápida que está utilizando a rede e gerando convite para fazerem o mesmo

7º – Utilize hashtags #

Utilizar hashtags, elas ajudam a comunidade a se conectar é certo que esse é um dos recursos do Instagram, mas lembre-se não abuse, já que

isso pode fazer com que seu conteúdo incomode e tenha o cuidado para que as hashtags sejam específicas diretamente ligadas ao conteúdo, sendo assim

escolha as que tenham relação com seu negócio e com as comunidades que você esteja presente.

O melhor local para as hashtags são nas legendas e colocadas em excesso podem levar a punição.

8º – Horário de postagem

Saber qual horário o maior número de seguidores estão acessando a rede é muito importante para o engajamento, ou seja

isso fará com que o algoritimo do Instagram faça uma análise positiva e divulgue para mais seguidores, em princípio

saiba que os melhores horários podem variar com os hábitos de sua audiência e de acordo com o conteúdo postado.

A importância da Bio

9º – Faça uma bio de qualidade

Uma bio de qualidade deve conter informações completas como site, contato, descrição da marca, whatsapp, email, telefone, nesse sentido

 a bio deve ser escrita de forma objetiva, limpa e clara não se estenda pois isso pode desinteressar sua audiência, afinal

uma bio de qualidade permitirá que sua audiência em caso de necessidade recorram ao seu perfil

O que para o algorítimo do Instagram analisará de forma positiva.

10º – Conheça seus seguidores

Conhecer seus seguidores permitirá oferecer a sua audiência exatamente o que estão procurando, conheça sua persona, porque assim

terá a oportunidade de conhecer quais suas particularidades para isso utilize o Instagram Insights, pois isso

lhe dará acesso a informações demográficas como idade, gênero, e localização como também o quanto

suas postagens estão impactando sua audiência e quem está sendo impactado.

Conclusão:

Se houver alguma dúvida para ser sanada pode usar o formulário de contato.

Chegamos ao momento de colocar esse conteúdo em prática, obrigado por ter chegado até aqui, esperamos ter contribuído. Acredite, os detalhes fazem a diferença, deixe suas observações e dúvidas nos comentários.

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