O QUE É PLATAFORMA DE E-COMMERCE
O processo de criação de um e-commerce demanda muito trabalho e vários passos. Para iniciar este projeto é necessário algumas ferramentas bem específicas, a principal delas é uma plataforma onde concentre todas as facilidades para desenvolver sua loja virtual. Para isso, vou mostrar neste artigo, todas as condições necessárias para começar um e-commerce e 10 plataformas incríveis disponíveis no mercado para começar seu projeto e criar um negócio extremamente lucrativo.
Em outras palavras, é necessário ter em mente que precisará gerenciar estoques, se relacionar com clientes, acompanhar as tendências e processar pagamentos. Para que o processo funcione é necessário escolher uma boa plataforma de e-commerce, pois será ela que fará toda diferença na hora de gerenciar toda essa demanda.
Aqui neste artigo, encontrará tudo que precisa para decidir qual a melhor plataforma de e-commerce para o seu negócio, como também quais são as funcionalidades e principais características de cada uma delas. Desta forma, você terá acesso a um material completo que lhe dará condições para tomar sua decisão com tranquilidade e de forma consciente qual a melhor opção para criar sua loja virtual a partir do zero.
Se você além do interesse em conhecer mais sobre plataformas de e-commerce também que saber sobre os passos necessários para criar sua loja virtual, então aqui no site tem um artigo completo sobre “E-COMMERCE OU LOJA VIRTUAL 9 PASSOS PARA CRIAR A SUA”
Voltando para o assunto deste artigo, abaixo elaborei uma lista com as 10 principais plataformas do mercado para começar um e-commerce.
PRINCIPAIS PLATAFORMAS PARA COMEÇAR UM E-COMMERCE
01 Woocommerce
02 Nuvemshop
03 Zyro
04 CuboCarrinho
05 Magento
06 PrestaShop
07 AbanteCart
08 OpenCart
09 osCommerce
10 Imóveis Abertos
Você está pronto para começar um e-commerce?
Plataformas de e-commerce e seus recursos
Agora é necessário fazer uma pergunta importante: quais recursos você deve buscar numa plataforma para começar um e-commerce?
Ter um e-commerce é uma excelente maneira de ganhar dinheiro, com ele você pode vender produtos físicos, digitais e assinaturas utilizando a Internet como ferramenta de negócio. Observe que uma loja virtual pode abrigar vários tipos de itens. Desta forma, é útil e necessário ter tudo organizado.
Um bom e-commerce deve ter o poder de gerenciar suas vitrines com opções personalizadas por páginas e produtos e estas informações devem conter todos os detalhes possíveis. Ter atenção especial ao visual e layout de exposição também é igualmente importante pois ele precisa ser agradável e especialmente bonito.
Funcionalidades importantes das plataformas de e-commerce
Para tudo funcionar bem, todo e-commerce precisa de ferramentas especiais para potencializar a entrada de seus consumidores. Sendo assim, para o sucesso do seu e-commerce acontecer é fundamental se atentar a funcionalidades. Para isso, você precisará encontrar uma plataforma que contenha ferramentas que tornem a a jornada de compra, mais fácil e intuitiva para seu público. somente assim irá conseguir potencializar a decisão de compra.
. Promoções e descontos
Um detalhe muito importante e que não deve ser negligenciado, são as funcionalidades de promoções, descontos e ofertas especiais. Sabemos que todo cliente é apaixonado por promoções. Por isso, essas ofertas especiais serão as principais responsáveis para alavancar suas vendas.
. Suporte para processamento de pagamentos
Somado a tudo isso, é necessário ter em sua loja virtual a funcionalidade de suporte para processamento de pagamentos. Seu e-commerce deve contar com diversas condições de pagamento é esta diversificação que irá contribuir muito para gerar confiança e autoridade. Desta forma, agradará um número maior de clientes.
. Análise do perfil do cliente
Outra funcionalidade importante que uma boa plataforma de e-commerce deve ter são os relatórios de gerenciamento de perfil de clientes. Atualmente é sabido que quanto mais informações puder coletar sobre seu público, maiores serão as possibilidades para otimizar sua loja virtual e consequentemente isso aumentará suas vendas.
. Categorias de produtos
Um e-commerce de qualidade deve oferecer ao cliente tudo muito bem organizado. Sendo assim, para realizar essa tarefa o seu e-commerce deve conter como funcionalidade nativa lhe oferecer condições para separar seus produtos por categorias
. Personalização por páginas
É importante que sua plataforma de e-commerce possa disponibilizar a funcionalidade capaz de proporcionar condições de criar páginas para cada um dos produtos que estão sendo colocados a venda com um visual bonito com navegação amigável e intuitiva.
. Promoções e descontos
Todos sabemos que o consumidor é louco por descontos e ofertas. Por isso, esta funcionalidade é de extrema importância ela fornece condição fundamental para alavancar suas vendas e possibilidade eficaz para se diferenciar e combater a concorrência de forma efetiva e rápida.
. Suporte a diversos meios de pagamentos
O mercado online é rápido e seus consumidores possuem hábitos de pagamento já enraizados com as suas modalidades de preferência. Então oferecer diversas opções de pagamentos é excelente para não perder venda e alcançar uma grande quantidade de consumidores.
. Informações para análises quantitativas e qualitativas
Conhecer profundamente seu público alvo é a maneira mais efetiva de se comunicar com seus clientes. portanto, quanto mais informações você coletar sobre seus hábitos de consumo, mais possibilidades para otimizar sua loja virtual você terá. Assim, poderá aumentar muito as suas conversões.
Como escolher uma plataforma para começar um e-commerce
É certo que temos diversas plataformas de e-commerce disponíveis no mercado e com o avanço tecnológico ficou muito fácil, prático e rápido criar seu e-commerce. Mas isso não significa que todas as plataformas são iguais.
Ao contrário, as diferenças entre elas são tantas que a sua escolha precisa ser criteriosa. Sendo assim, desprezar o critério no momento da escolha da plataforma de e-commerce, pode lhe criar dificuldades. Para evitar estas dificuldades, sua tomada de decisão dependerá de uma pesquisa consistente.
Aqui neste artigo irei ajudar você a conhecer as opções mais importantes do mercado. Assim poderá decidir de forma clara qual plataforma de e-commerce melhor se encaixará as suas necessidades.
Prepare para receber um conteúdo útil e qualificado que ajudará na sua tomada de decisão. Ao fim da leitura você estará apto para escolher qual a plataforma de e-commerce será melhor para o seu negócio.
Comparativo entre as plataformas de e-commerce
Saiba que as suas opções de escolha são muitas e cada plataforma possui pontos positivos e negativos. Igualmente importante é saber que todas as plataformas de e-commerce necessitam de hospedagem de site.
Daí, esta condição o obrigará a escolher uma provedora de hospedagem. Porém, não se preocupe com isso agora. Em outro artigo vou mostrar detalhadamente o assunto.
Conheça as 10 melhores plataformas para começar um e-commerce
1. WooCommerce
Quer dizer, Entre todos os nomes da lista que apresentei a você, iremos começar pela única opção que não é uma plataforma de e-commerce independente. Na verdade estamos falando de um plugin que roda liso no CMS mais conhecido e usado no mundo, o WordPress.
Porém, está observação não diminui em nada a sua eficiência e funcionalidades. O WooCommerce entrega um trabalho espetacular ao conseguir adicionar um sistema completo de e-commerce ao WordPress.
Desde já, isso faz dele uma grande vantagem para os iniciantes e um grande diferencial é que o painel de controle do WordPress é muito intuitivo. Sendo assim essas diferenças são a garantia de uma escolha excelente para começar um e-commerce.
O WooCommerce possui todos os recursos básicos para seu e-commerce funcionar. Vai desde a fácil publicação de itens para venda até os necessários processamentos de pagamentos e saiba que existem centenas de extensões dedicadas do plugin.
1.1 Prós do plugin WooCommerce
1.1.1 Usar o CMS WordPress para criar a sua loja virtual.
1.1.2 Personaliza sua loja com extensões dedicadas de WooCommerce e temas.
1.1.3 Tem o suporte da gigantesca comunidade do WordPress.
1.2 Contras do plugin WooCommerce
1.2.1 Adicionar uma funcionalidade avançada geralmente exige várias extensões.
1.2.2 conseguir escalar a sua plataforma e fazê-la crescer pode depender da aplicação de várias extensões.
2. Nuvemshop
Acima de tudo, Essa plataforma é muito recomendada e utilizada por pequenas e médias empresas para começar um e-commerce. Sendo assim, com ela é possível automatizar pedidos e entregas e gerenciar seus produtos e serviços.
Por conseguinte, um de seus pontos fortes é possuir compatibilidade com diversos aplicativos que permitem personalizar seu e-commerce e deixa-lo único. Conta também com recursos que possibilitam criar ofertas relâmpago, recomendar produtos, gerar banners e busca inteligente.
2.1 Prós da plataforma Nuvemshop
2.1.1 Possui diversas opções de layouts customizáveis;
2.1.2 Servidores Amazon garantem grande estabilidade
2.1.3 Possui aplicativo dedicado para dispositivos móveis;
2.1.4 Associação com outros canais de vendas, como Instagram Shopping e Facebook Store.
2.2 Contras da plataforma Nuvemshop
2.2.1 Seu suporte é realizado apenas por e-mail;
2.2.2 Suporte dedicado está disponível somente para planos avançados;
2.2.3 O plano de entrada não é compatível com múltiplos idiomas.
Por isso, é possível utilizar a plataforma Nuvemshop de forma gratuita por um período de até 30 dias. Depois, você poderá optar por 3 formas de planos pagos mensalmente diretamente proporcional à quantidade de benefícios.
3. Ziro
A plataforma de e-commerce Zyro oferece planos bem econômicos e seu plano Premium ou superior dá direito a um domínio. Como também seu construtor de páginas é amigável e de fácil utilização. Possui funcionalidades que fornecem tudo que você precisa para criar o seu e-commerce
Assim sendo, ele tem um construtor de páginas fácil de usar e que oferece tudo que precisa para criar o seu site. Com isso, você pode colocar o seu e-commerce no ar sem esforços. Soamado a isso, seus planos possuem suporte 24 horas sete dias por semana e um grande número de templates exclusivamente direcionados para o e-commerce.
3.1 Prós da plataforma Zyro
3.1.1 É um criador de site simples e fácil de usar;
3.1.2 Equipe de suporte 24/7;
3.1.3 possui Dezenas de templates disponíveis para seu site;
3.1.4 Garantia de reembolso em até 30 dias.
3.1.5 Seus planos possuem suporte 24 horas
3.1.6 templates exclusivos para e-commerce
3.2 Contras da plataforma Zyro
3.2.1 Até o fechamento deste artigo não foi encontrado nenhum contra
4. CubeCart
A plataforma de e-commerce CubeCart é bem interessante e basta logar para descobrir isso. Certamente, com ela terá ao seu alcance um vasto número de opções para serem utilizadas. Isto é, a plataforma oferece todas as funções que você precisa para começar um e-commerce de sucesso, que vai desde o gerenciamento dos produtos e serviços ao rastreamento da vendas.
Além disso, ainda tem mais funcionalidade disponíveis. Com ela poderá enviar newsletters para seus clientes o que sem dúvida é uma ótima oportunidade para alavancar as vendas. Por certo, esta vasta gama de funcionalidades faz desta plataforma de e-commerce uma excelente ferramenta.
Também outra vantagem do ClubCart são as ferramentas disponíveis para editar imagens que podem ser utilizadas direto pelo painel de controle da plataforma e permitem redimensionar e cortar suas imagens. Realmente, essa funcionalidade é ótima e ajuda bastante na criação das páginas do seu e-commerce.
Porém, quando comparadas a outras plataformas é fácil perceber suas poucas opções de plugins e temas disponíveis. Com tudo, atende muito bem a pequenos e médios negócios.
4.1 Prós da plataforma ClubCart
4.1.1 Fácil de usar e muitos recursos extras.
4.1.2 Envia newsletters a clientes nos planos pagos.
4.1.3 Editor de imagens na tela de administrador.
4.1.4 Muitas opções de personilização;
4.2 Contras da plataforma ClubCart
4.2.1 A seleção de extensões não é muito variada.
4.2.2 Não disponibiliza muitas extensões;
5. Magento
Quando se tem o objetivo de encontrar as melhores plataformas para começar um e-commerce é impossível não chegar ao Magento. Porém, diferente das anteriores ele é voltado para as grande empresas.
Acrescenta-se que a flexibilidade é seu forte e nesse ponto ele leva enorme vantagem sobre as demais plataformas. logo, é uma ferramenta extremamente poderosa que permite criar pequenos e grandes negócios online. Usar essa plataforma exige um grande desafio dominar sua complexidade. logo, esse detalhe exigirá do usuário experiência em programação para utilizar todas as funcionalidades disponíveis.
Deste modo, esta Plataforma de e-commerce não possui usabilidade amigável para o assinante, porém ela se destaca muito por sua extensa quantidade de funcionalidades. Alem disso, outro fator importante a considerar é que seu desenvolvimento foi feito focado em SEO (Search Engine Optimization) e isso permite a utilização de uma infinidade de plugins, e não para por aqui, ela ainda possui diversos temas integrados e seu nível de segurança é muito alto.
5.1 Prós da plataforma Magento
5.1.1 O Magento é incrivelmente escalável;
5.1.2 Perfeito para grandes lojas onlines;
5.1.3 Construída com SEO;
5.1.4 Enorme segurança;
5.1.5 Suporte a múltiplas moedas e taxas de impostos;
5.1.6 É Integrada com todos os tipos de processamentos de pagamento;
5.1.7 Excelente para startups;
5.1.8 Oferece extrema flexibilidade
5.2 Contras da plataforma Magento
5.2.1 Tem curva de aprendizado difícil.
5.2.2 Difícil de usar se você não tem experiência com programação
5.2.3 Não é boa opção para iniciantes
6. PrestaShop
Aqui encontraremos uma plataforma de e-commerce dedicada, isso quer dizer que as suas funcionalidades foram desenvolvidas para um resultado bem estruturado, como também por isso será muito rápido finalizar o projeto com essa ferramenta.
Assim, Logo você perceberá que está usando uma plataforma de e-commerce muito fácil de usar, além de possuir uma quantidade impressionante de recursos com sua funções. Por conta disso você encontrará no PrestaShop um sistema de gerenciamento muito avançado, onde você terá a sua disposição múltiplas opções de pagamentos, personalização de checkouts e além disso, você terá a oportunidade de verificar e controlar a cobrança de impostos e taxas.
Desta maneira, com todos esses recursos integrados a plataforma você poderá controlar fortemente suas operações. Além de existir muitos recursos nativos integrados a plataforma, ela conta ainda com a possibilidade da instalação de diversos plugins e temas.
Devo acrescentar que por se tratar de uma ferramenta tão completa você não precisará de nenhum extra para criar e começar um e-commerce
6.1 Prós da plataforma Presta Shop
6.1.1 Configurações avançadas de gerenciamento de produtos.
6.1.2 Várias opções de processamento de pagamento.
6.1.3 Personalização de checkout
6.1.4 Analytics para aprender sobre o comportamento do seu cliente.
6.1.5 Suporte dentro da própria plataforma.
6.1.6 Controle dos impostos do seus produtos.
6.2. Contras da plataforma Presta Shop
6.2.1 Até o fechamento deste artigo não foi notificado nenhum contra
7. AbanteCart
O AbanteCart oferece muitas funções de ecommerce suas interfaces não são muito amigáveis mas ainda assim, para os marinheiros de primeira viagem pode ser uma excelente escolha.
O AbanteCart traz um facilitador muito importante, com ele você pode adicionar novos produtos ao seu e-commerce usando apenas seu painel de controle e para essa tarefa basta executar dois passos levando apenas alguns minutos. S da em contar que a plataforma fornece diversas instruções que ajudam muito em cada etapa para encontrar o caminho.
Essa é uma plataforma de código aberto que possui suporte, diversos temas e extensões e seu portfólio conta com opções de qualidade.
7.1 Prós da plataforma AbanteCart
7.1.1 Criar uma loja online rapidamente;
7.1.2 Painel de controle intuitivo.
7.1.3 Fácil para adicionar novos produtos;
7.1.4 Funções de SEO integradas;
7.1.5 Passue suporte;
7.1.6 disponibiliza plugins e temas.
7.2 Contras da plataforma AbanteCart
7.2.1 Comunidade pequena;
7.2.2 Temas e plugins limitado;
8. OpenCart
O OpenCart atende como intermediário entre o WooCommerce e PrestaShop. Seu ponto forte fica por conta do seu painel de controle que tem como destaque um visual moderno é muito intuitivo. E ainda possui as informações necessárias para o pleno desempenho do seu e-commerce.
Somado a isso, seu sistema é constituído de módulos o que faz a sua personalização se tornar muito fácil com o tempo de uso a familiarização com o sistema fica agradável e rápida.
O OpenCart não irá exigir do usuário experiência para criar uma loja virtual e ainda é possível afirmar que ele o ajudará em todo processo de criação por conta de sua simplicidade para criar suas páginas e por suas funcionalidade uma excelente opção para começar um e-commerce.
8.1 Prós da plataforma OpenCart
8.1.1 Fácil de usar
8.1.2 Funções de SEO integradas.
8.1.3 Possue suporte
8.1.4 Bom número de temas e extensões.
8.2 Contras da plataforma OpenCart
8.2.1 Poucas funções integradas
8.2.2 Temas desatualizados.
9. osCommerce
A plataforma de e-commerce osCommerce é muito semelhante com todas as plataformas descritas até aqui e a sua configuração é rápida e simples. por tanto não requer experiência anterior.
Com isso, na primeira interação com a plataforma será possível perceber que sua operação é bem intuitiva e amigável. Vem companhado um pacote de funcionalidades que vai do básico ao avançado, onde é possível observar ter o mesmo nível do AbantCart.
Desde já, outro ponto forte da plataforma osCommerce é a sua comunidade que se destaca por ser bastante ativa. Vem acompanhada de milhares de temas e extensões totalmente gratuito. Apenas este fato dará a você inúmeras possibilidades para personalizar seu e-commerce para sua loja virtual ser única no mercado.
Neste sentido, para uma loja virtual de pequeno porte esta plataforma de e-commerce é uma das melhores soluções do mercado.
9.1 Prós da plataforma osCommerce
9.1.1 Simples e fácil de usar;
9.1.2 Milhares temas gratuitos;
9.1.3 Comunidade grande e ativa
9.2 Contras da plataforma os commerce
9.2.1 Baixa escabilidade;
9.2.2 Painel de controle desatualizado
9.2.3 para catálogos grandes precisa de uma hospedagem robusta
10. Open Real State
Estamos quase finalizando. O último item da lista de plataformas de e-commerce foi deixado por útimo não por acaso. Trata-se de uma ferramenta um pouco diferente das demais. O Open Real State tem como finalidade a criação de sites para imobiliárias.
Desta forma, se a sua decisão de começar uma loja virtual é para esse segmento, encontrou a ferramenta certa para esta finalidade. Com ela você pode criar listas para locação e venda de imóveis. Vem Acompanhada de diversas funcionalidades e disponível em vários idiomas.
Em tempo, ao analisar pela ótica do cliente é fácil perceber que oferece ao usuário condições de criar suas listas e organizar as escolhas. Não para por aí, a plataforma de e-commerce Open Real State é disponibilizada em módulos onde em grade parte são pagos.
Outro sim, plataformas de e-commerce dedicadas exclusivamente para o segmento imobiliário são raridade no mercado e a maioria das empresa do segmento precisa pagar programadores para desenvolver seus sites.
Desta forma, com o Open Real State você terá excelente custo benefício. De forma simples sem exigir nenhum conhecimento prévio de programação é possível sites exclusivos e profissionais.
10.1 Prós da plataforma Open Real Stat
10.1.1 Específico para imobiliárias;
10.1.2 Alugar ou vender em vários canais;
10.1.3 Páginas individuais para cada propriedade;
10.2.4 possue função de busca;
10.2.5 Módulos e temas para personalizar.
10.2 Contras da plataforma Open Real Stat
10.2.1 Atende exclusivamente a imobiliárias
Conclusão
Atualmente começar um e-commerce ficou muito mais fácil e rápido. Existem diversas opções de plataformas especializadas disponíveis para abrir sua loja virtual com elas é possível fazer isso em questão de algumas horas de trabalho.
Rigorosamente, escolher uma boa plataforma de e-commerce garantirá que você crie e mantenha sua loja virtual no ar. Agora, com as informações contidas neste arquivo, cabe a você descobrir qual delas é a melhor opção para o seu negócio.
No caso de dúvida ou sugestão use a caixa de comentários ao final da leitura para enviar sua mensagem. Vou gostar muito de poder interagir com você para saber sua avaliação deste conteúdo. Aproveito a oportunidade para agradecer por ter chegado até o fim deste conteúdo.
Autor:
Eduardo Alves
Profissional de Marketing Digital, SEO da empresa Chaves do Negócio Online com experiência em Marketing de Conteúdo.
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